Grande parte dos resíduos das frutas consumidas pela população vão para o lixo, mas e se pudéssemos transformar essas sobras alimentares em novos produtos?
Com o crescimento da moda sustentável, tem surgido novos materiais que simulam couro, bem como fibras têxteis, entre eles a produção de sapatos feitos com um laminado de cascas de maçã que substitui o couro animal e sintético. O material é um subproduto da fabricação de suco de maça chamado Pellemela e o processo envolve a extração de fibras a partir das cascas de maçã secas para criar um laminado biodegradável que reduz o desperdício alimentar. O resultado é um material que se parece muito com couro real, é respirável, durável, livre de produtos químicos e também resistentes aos raios UV.
O interessante desse “couro de maça” é que sua produção utiliza somente resíduos de maçã. As frutas são cultivadas e espremidas, a fibra restante é então seca e moída até virar um pó, em seguida é adicionada cor ao pó e um agente de ligação antes que seja aplicado em uma tela para produzir o material.
O couro de maçã pode ser uma alternativa sustentável para fabricar bolsas, sapatos e também decoração.
Comentários
Ainda não há comentários.