Marca Londrina lança coleção com Piñatex, o “Couro” de Abacaxi

Compartilhado

Eliminar o couro do seu guarda-roupa faz sentido em diversos níveis. Algumas marcas movidas por preocupações ambientais, sociais e animais, estão buscando novas formas para criar coleções com produtos que se assemelham ao couro sem prejudicar a terra. Os resultados são inesperados e criativos. Como exemplo, temos a nova incursão da Bourgeois Boheme, com sede em Londres, no universo Piñatex™.

O que é o Piñatex?

Segundo a marca responsável por criar o material, Ananas Anam, trata-se de um têxtil natural, sustentável, não-tecido criado a partir de fibras da folha do abacaxi. São fibras de resíduos, por isso este é um material com esforço para alcançar melhores padrões de sustentabilidade. As folhas são um subproduto da colheita do abacaxi, ou seja, não são necessárias mais terras, fertilizantes, água ou pesticidas para produzi-las. A produção também fornece uma fonte de renda adicional para os agricultores de abacaxi.

Por que devemos nos importar com o Piñatex?

Este é um dos desenvolvimentos que significam que as alternativas ao couro podem se transformar em um produto mais eco-friendly do que o couro do passado. Os novos materiais reforçam o fato de que, escolher viver livre de crueldade e ser mais amigo do meio ambiente, são duas situações que caminham lado a lado.

Por dentro da coleção da Bourgeois Boheme

A fim de melhorar a aparência e propriedades do Piñatex e interpretar o material inovador de uma forma elegante e atraente, a Bourgeois Boheme aproveitou a herança britânica, linhas elegantes e detalhes delicados para homens e mulheres. Disponíveis pela primeira vez em Piñatex feitos artesanalmente estão rasteiras, sapatos de salto, brogues e ankle boots.

Sophie Yannouris, Diretora de Marketing e Relações Públicas da marca afirma:  “Optamos por usar o Piñatex para esta temporada SS17, uma vez que foi uma grande alternativa natural e inovadora aos outros materiais sintéticos e que diferencia nossa oferta sustentável de sapatos atemporais e modernos. O material também está ganhando terreno no tapete vermelho com Livia Firth usando um vestido de Piñatex no Met Gala. A produção do material também ajuda as comunidades nas Filipinas, e é muito importante para nós também sabermos que estamos ajudando os agricultores de abacaxi a crescer seus negócios”.

“Nós investimos muito do nosso tempo buscando novos materiais para usar nos nossos sapatos, seja para toda a parte superior [cabedal] ou para os detalhes”, continua Sophie. “Esta temporada SS17 usamos cortiça para uma sapatilha unissex, a Kim, que também tem sementes recicladas e cordões de algodão orgânico. Para a próxima temporada estamos usando um material de ardósia para alguns detalhes e também estamos com amostragem do ‘couro’ de maçã para tentar em nossos futuros designs. Há tantas alternativas ao couro disponíveis no mercado no momento e é realmente importante para nós ser uma empresa inovadora que se preocupa com a sustentabilidade, ética, mas também inova na indústria de calçados”.

 


Fonte: http://www.modefica.com.br/marca-londrina-bourgeois-boheme-lanca-colecao-com-pinatex-o-couro-de-abacaxi/#.WSQ4T2grLIU

Comentários

Ainda não há comentários.

Leave a comment