Dicas pra viajar de maneira mais ética e responsável

Compartilhado

No último ano, o turismo movimentou US$ 7,2 trilhões (quase 10% do PIB mundial). Uma indústria tão poderosa como essa tem um impacto igualmente enorme social, econômica e culturalmente.

No entanto, o turismo também pode acarretar a destruição da natureza e do patrimônio histórico e arquitetônico, lixo e poluição, perda de identidade cultural e aumento da especulação imobiliária. O turismo não traz necessariamente progresso para as comunidades locais, principalmente em países em desenvolvimento.

Confira na lista abaixo pequenas ações pra ajudar a ter uma viagem sustentável:

1 – Informe-se a respeito da cultura local

É ideal que você aprenda sobre o lugar que está indo visitar antes da viagem, como língua, costumes, cultura e economia. Assim, você não corre o risco de cometer gafes e também mostra respeito com o local.

 

2 – Consuma em estabelecimentos locais

Ao invés de consumir em redes internacionais, opte por um empreendimento local. Em vez de comprar lembrancinhas que, provavelmente foram feitas na China, busque artesões e designers nativos. Assim, você contribui com a economia do lugar e incentiva o comércio.

3 –  Fique em hotéis independentes

Ao se hospedar em uma grande rede de hotéis, é bem provável que o dinheiro tenha o rumo errado. Escolha pequenos hotéis independentes para ajudar a comunidade do local.

4 – Não peça para o hotel lavar as suas toalhas desnecessariamente

Muitas vezes ignoramos aquele aviso de “Economize água, pendure as toalhas se você não quer que sejam trocadas”.  A lavanderia corresponde a 16% dos gastos de água dos hotéis. Diminuir essa demanda ajuda a reduzir a quantidade de água usada.

5 – Faça trabalho voluntário ou doe pra ONG’s locais

Já que você vai usufruir do território alheio, que tal dar algo que eles precisam em troca? Existem sites como o Workaway e o Worldpackers que fazem o contato com vários trabalhos sociais. Caso não dê para doar o seu tempo, procure ONG’s que atuam no destino.

6 – Pense duas vezes antes de participar de atrações turísticas com animais

Qualquer atração que mantenha animais silvestres em cativeiro não está respeitando suas condições naturais. É impossível que um animal preso seja feliz. Não é porque o animal nasceu em cativeiro, que ele tenha perdido sua essência selvagem. Além disso, muitas vezes, o carisma esconde as péssimas condições de alojamento e treinamento que são submetidos.

7 – Escolha empresas de turismo que tenham responsabilidade social e ambiental

Vale muito a pena se informar sobre a empresa de turismo que você vai usar. Questione se ela transfere parte da renda para alguma comunidade ou se faz algum trabalho social de auxílio. O mesmo vale para os hotéis. Opte pelos eco-friendly, assim você ajuda o meio ambiente.

8 – Diminua seu lixo

Países que foram “invadidos” por turistas e não tem infraestrutura o suficiente, têm problemas com a coleta de lixo. Por isso, nunca deixe seu lixo para trás e faça o possível para minimizá-lo. Por exemplo: leve uma garrafa de água para evitar ficar comprando toda hora.

 

9 – Viaje de ônibus ou trem

Esses são os transportes com menor emissão de carbono por viajante. Aviões e navios de cruzeiro são os piores.

 


Fonte: http://www.carpemundi.com.br/viagem-sustentavel/

 

Comentários

Ainda não há comentários.

Leave a comment