River Blue é um documentário canadense filmado em diversas partes do mundo para registrar a situação dos rios, desde os mais limpos até os mais devastados. Mas não é só isso: o documentário mostra toda poluição dos rios causada pelo processo de tingimento de tecidos, lavanderias de jeans e curtumes de couros.
Esse é o primeiro documentário que explora com profundidade a destruição em nossas vias navegáveis para atender a imensa fabricação de têxteis. A equipe do filme revela casos preocupantes e tristes de poluição em rios causada pelas milhares de fábricas que produzem artigos de moda para alimentar a indústria do “fast fashion”.
O foco principal do filme é um dos ícones de vestuário mais icônicos e versáteis da moda: o jeans. As filmagens se concentram especialmente nos rios asiáticos, em especial na província de Guangdong na China, nos rios que cortam a cidade de Xintang, conhecida como a capital do jeans, onde um em cada três pares de jeans vendidos no mundo é fabricado.
Em meio às discussões sobre o real impacto do “fast fashion”, a grande produção de moda barata e o hiper consumo de itens descartáveis que cada dia mais sobrecarrega o meio ambiente, o filme mostra como a produção de jeans contribui para esses impactos, uma vez que é mais tóxica do que podemos imaginar.
O filme entrevista ativistas que, ao recolher amostras das águas dos rios próximos à fábricas de jeans, encontraram metais pesados como mercúrio, cromo, chumbo, etc. Muitos desses metais pesados são neurotóxicos, cancerígenos, que perturbam o sistema endócrino podendo causar câncer em diferentes órgãos.
Confira o trailer do filme:
Saiba mais sobre o projeto: www.riverbluethemovie.com
Fonte: www.stylourbano.com.br/river-blue-o-documentario-que-denuncia-a-poluicao-dos-rios-pela-fabricacao-de-jeans
Comentários
Ainda não há comentários.