O m.900 é um projeto que tem como objetivo, aumentar as áreas verdes do município de São Paulo. Mas para fazer isso, o projeto pensa em algo inovador: utilizar as paredes de prédios em áreas de adensamento urbano da cidade para a criação de jardins verticais.
Desde 2013, o m.900 se dedica ao projeto de Corredor Verde do Minhocão, primeiro corredor verde do mundo, um piloto que tende a demonstrar a eficiência paisagística e ambiental de transformar grandes vias da cidade em verdadeiros corredores verdes de parques verticais.
O projeto de instalação de jardins verticais tem alto impacto na paisagem urbana. A estrutura instalada, feita de material reciclado, é capaz de nutrir plantas verticalmente, melhora a qualidade do ar, pois as plantas filtram o CO2, soluciona problemas térmicos tanto do edifício onde está instalada quanto do seu entorno, pois impede que haja absorção e liberação de calor, diminui de maneira dramática problemas acústicos, e em épocas de seca aumenta a umidade relativa do ar ao seu redor.
Por ser reciclada, a estrutura possui custos mais acessíveis e o jardim vertical pode ser instalado em qualquer parede, com a composição de plantas de espécies aptas a viver no determinado ambiente.
O m.900, além de realizar instalações de parques verticais, também atua na implementação de jardins verticais em espaços comerciais e residenciais, assim como se dedica na divulgação de sua causa através de cursos, workshops e palestras.
É preciso solucionar a carência de áreas verdes nas grandes cidades, e a criação de parques verticais por meio dos jardins instalados em paredes sem janelas podem contribuir para tornar a cidade um lugar mais agradável e habitável, melhorando a qualidade de vida da população.
Conheça mais sobre o projeto no vídeo e acessando o site: movimento90.com
Comentários
Ainda não há comentários.