Você usaria uma camiseta feita a partir de açúcar de beterraba? Uma empresa de biocombustível dos EUA lançou a primeira camiseta do mundo feita com 100% de poliéster sustentável à base de plantas, a partir de uma tecnologia que transforma o açúcar de beterraba em matéria-prima similar aos componentes químicos encontrados no petróleo para a produção de bioplásticos, fibras, têxteis, filmes etc.
É o primeiro passo para produzir poliéster biológico a baixo custo. Atualmente, o ingrediente principal do poliéster é o paraxileno, uma fibra sintética feita a partir do petróleo bruto, que é também utilizada na fabricação de garrafas plásticas, por exemplo.
A produção de bioplástico pode ser feita a partir do milho, trigo ou cana-de-açúcar. A empresa americana, entretanto, usou a beterraba branca, mesmo recurso utilizado para a fabricação de açúcar nos EUA e Europa.
A empresa ainda não notificou quando o material poderá ser utilizado em larga escala, mas a experiência é um sinal importante de que as inovações tecnológicas e a sustentabilidade andam juntas, e são de extrema importância para frear os danos ambientais causados por séculos de uso indiscriminado dos recursos do planeta.
Comentários
Ainda não há comentários.