A moda orgânica

Compartilhado

A moda não pode ficar de fora das tendências sustentáveis que tem sido apontadas em diversos setores, no sentido de promover, acima de tudo, um consumo mais consciente.

Seguindo essa tendência, uma das vertentes da moda nesse sentido é a ampliação do uso de roupas feitas de material essencialmente natural, não sintéticos e orgânicos. As roupas orgânicas vem de plantas que não foram geneticamente modificadas ou tratadas com pesticidas sintéticos e químicos. O cultivo orgânico também utiliza 50% a menos da energia consumida em uma plantação convencional.

Para ser considerado orgânico, um tecido precisa ter um selo de comprovação dado por um órgão competente, comprovando que a produção respeita o meio ambiente. Entre esses tecidos, o algodão orgânico é o mais comum, mas há a lã, a seda e o cânhamo, por exemplo. Este último é uma fibra natural muito durável, que não requer pesticidas e precisa de pouca água para ser cultivado.

Os preços elevados ainda o principal problema destas peças. Roupas feitas com 100% de algodão orgânico podem custar de 20% a 50% a mais do que roupas convencionais. Entretanto, a tendência é a diminuição dos preços conforme o aumento constante da demanda atualmente. Além disso, a qualidade do produto torna sua compra um bom investimento, alinhado à tendência do slow fashion de compras conscientes e de melhor qualidade em detrimento às compras de quantidades exorbitantes de peças feitas com baixo custo, mas com um alto preço socioambiental embutido.

 


Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/um-exemplo-de-consumo-sustentavel-que-tal-experimentar-moda-das-roupas-organicas/

Comentários

Ainda não há comentários.

Leave a comment