Carnaval sustentável

Compartilhado

O carnaval está chegando! E antes de cair na folia é importante saber que é possível curtir de forma consciente.

No carnaval a quantidade de lixo produzido triplica. O que, além de piorar a situação dos aterros sanitários, gera também um custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos em melhorias para a cidade e para o próprio evento.

Para quem vai pular Carnaval nos blocos e desfiles, é bom levar um saquinho para guardar o lixo até encontrar um local apropriado para o descarte e evitar o desperdício de comidas e bebidas, que geram ainda mais resíduos.

A fantasia é uma grande vilã do meio ambiente, para ser confeccionada, são utilizadas matérias-primas, água e energia, além do transporte, que aumenta a emissão de gás carbônico no meio ambiente e o glitter que polui as águas e a vida marinha. Para que haja um menor impacto no ambiente, vale reutilizar, trocar com amigos, reformar e até mesmo inovar criando fantasias exclusivas a partir de coisas que já tem em casa.

Em época de carnaval e calor há um aumento excessivo do consumo de água, dessa forma, tomar banhos curtos e desligar o chuveiro na hora de se ensaboar ou lavar os cabelos são atitudes que ajudam a evitar o desperdício.

Além de cuidar do meio ambiente, é importante cuidar também da saúde. Refeições balanceadas, ricas em alimentos de fácil digestão, como legumes, verduras, carboidratos integrais e carnes brancas são a melhor pedida. Evitar pratos gordurosos, que deixam a digestão lenta e podem causar sonolência, dores de estômago e má disposição. Com o calor e a folia, a produção de suor aumenta, fazendo com que haja possibilidades de desidratação, portanto, é importante lembrar de beber muita água (de 2 a 4 litros por dia) e evitar o excesso de bebidas alcoólicas.

Que tal fazer um carnaval mais sustentável esse ano? Aproveite com consciência, respeitando o meio ambiente e todos à sua volta.

Bom carnaval!

Comentários

Ainda não há comentários.

Leave a comment