São grandes os desafios que a indústria da moda enfrenta com a poluição causada por métodos de fabricação que geram muito desperdício. Em diversos países, todos os dias são jogados fora pelas fábricas toneladas de retalhos de tecido e couro que sobram da produção. Materiais que estão indo para os aterros, poderiam ser redirecionados para upcycling ou reciclagem, o que reduziria o desperdício. Essa é a proposta da marca indiana TRMTAB com os retalhos que sobram da fabricação de acessórios na Índia.
Trabalhando com uma fábrica de couro chamada Prachi (localizada em Kanpur, Índia), Mansi Gupta e Cassandra Michel, co-fundadoras da marca upcycling TRMTAB, descobriram que os retalhos de couro são utilizados em produtos de menor qualidade ou jogados nos aterros sanitários. Sendo assim, elas criaram a TRMTAB a fim de converter esses resíduos em sofisticadas capas de couro upcycling para dispositivos eletrônicos e também para bolsas e sapatos.
Com essa iniciativa, elas não apenas reduziram o desperdício da Prachi, mas também criaram capas elegantes para proteger os dispositivos. Cada coleção de edição limitada é feita por hábeis artesãos que utilizam retalhos de produção da fábrica para criar tiras de couro que poderão ser entrelaçadas, permitindo uma combinação única de cores, texturas e acabamentos.
O processo de utilizar os resíduos de materiais de uma fábrica para transformá-los em um produto exclusivo, exemplifica uma solução inteligente para um problema complexo. Os retalhos vêm em diferentes formas e tamanhos, mas são difíceis de trabalhar. Por isso, os artesãos criaram um processo eficiente para reutilizar os resíduos com tirar de couro entrelaçadas e costuradas sobre tecido de algodão.
Em parceria com a Prachi Leathers, a TRMTAB criou a primeira iniciativa upcycling da fábrica e também iniciou sua primeira pequena mudança.
Comentários
Ainda não há comentários.