Como alternativa aos tecidos convencionais, o uso do algodão reciclado para a criação de novos tecidos é uma excelente alternativa para quem quer diminuir a produção de resíduos e contribuir para a diminuição destes nos aterros sanitários.
Diariamente, muitos retalhos, especialmente de algodão, sobram dos cortes das confecções, sem contar as roupas descartadas pelo consumidor final. Estes tecidos podem ser reciclados através de um processo de trituração mecânica e posteriormente, processados e unidos a outras fibras para se criar novos fios de algodão reciclados.
Esse processo de reciclagem não usa água, corantes ou produtos químicos, uma vez que os retalhos de tecidos são classificados e agrupados por cores para produzir o novo algodão.
A empresa espanhola Hilaturas Ferre desenvolveu um tecido cujo fio é 100% produzido a partir da reciclagem de resíduos têxteis e roupas usadas, criando um fio de alta qualidade em 7 cores, sem consumir água, corantes e agroquímicos tóxicos como o algodão comum. Além disso, a empresa produz outros fios misturando o algodão reciclado com PET, tencel, cânhamo e algodão orgânico.
Confira o vídeo do processo e saiba mais:
Fonte: www.stylourbano.com.br/recover-transforma-residuos-texteis-e-roupas-usadas-em-uma-nova-linha-de-fios
Comentários
Ainda não há comentários.