Um pouco de informação cai bem na hora de construir um estilo de vida condizente com a nossa forma de ver o mundo. Quem se liga na sustentabilidade gosta de saber a origem de tudo que consome.
Mas como saber também a origem dessa cultura que valoriza o consumo desenfreado na atualidade?
Tudo começou a partir de uma mudança radical no mundo do trabalho, com o as primeiras Revoluções Industriais na Europa. A primeira trouxe o advento da máquina, que substituiu a antiga forma manufaturada de produzir tecidos pela maquinofatura, que agilizou a produção. A segunda trouxe mecanização, que ampliou de forma extraordinária a produtividade nas fábricas, aumentando a produção num curto espaço de tempo.
Todas as tecnologias implementadas nessa época resultaram na imensidão de mercadorias que temos à disposição hoje, mas também contribuíram para a exploração do trabalhador e precarização de suas condições de vida.
E essa mania de comprar muito, característica da nossa geração?
Com tantas mercadorias à disposição no mercado as pessoas foram incentivadas a comprarem mais, surgiram novos hábitos e necessidades de consumo. Portanto, é hora de refletirmos e comprarmos de forma consciente produtos de qualidade, que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam proporcionais à nossa real necessidade.
Empresas como a Bloe, que se comprometem com essa causa, evitam as formas predatórias de trabalho e produção. Mude seu estilo de vida e contribua para a construção de uma economia verde e de um mundo mais sustentável.
Comentários
Ainda não há comentários.